Estamos no Futuro?

Quando eu era criança adorava a série de filmes “De volta para o Futuro” (ainda adoro, na verdade) e assistia ao Marty McFly voando em seu skate com uma ânsia incontrolável de voar em um também quando chegássemos ao ano de 2015, ou 30 anos depois do fatídico 1985 em que o Doutor Emmet criou a máquina do tempo a partir de um DeLorean. No 2015 do filme os tênis se amarravam sozinhos, as roupas se ajustavam automaticamente ao corpo e até se secavam quando molhadas, havia hologramas nas ruas, carros voadores e pizzas instantâneas! Como é bom imaginar o futuro.
Algumas coisas retratadas no filme, como telas planas e chamadas de telefone por vídeo viraram realidade, mas outras como meteorologia precisa e papel anti poeira ainda estão longe de existir. No filme também o Marty do futuro recebe um fax. Fax hoje já é quase uma peça de museu. Pensando nesse mundo imaginário criado em meado dos anos 80, me lembro de uma música do Renato Russo, também dos anos 80 que dizia que “o futuro não é mais como era antigamente” e não é mesmo. No meu imaginário de criança e adolescente tudo era possível e em 2015 estaríamos voando em nossos veículos e a vida seria melhor em muitos sentidos, o futuro que vejo hoje já não me anima tanto, talvez a minha cabeça que já passou dos 30 anos não tenha mais a mesma credulidade de outrora, mas confesso que por mais otimista que eu seja, é difícil ler o noticiário de hoje e ao invés de encontrar tênis automáticos, eu ver corrupção, aumento de impostos, aumento da desigualdade social no mundo, aumento em preços de combustíveis, mais corrupção, ajustes fiscais e tantas outras coisas que realmente frustram a criança sonhadora que ainda vive em mim.
O que podemos esperar do futuro? Falta de água? Falta de energia elétrica? Crises internacionais? Guerras? Mais uma vez me parece que o Renato estava certo. Nesse sentido, o que então me motiva? Ah, meus amigos, eu sou um otimista incorrigível e aquela criança que se deslumbrava com um skate voador ainda se deslumbra com o sorriso das crianças de hoje, com o Sol que nasce todas as manhãs e com a perseverança das pessoas, que mesmo diante de tantas dificuldades e mazelas ainda se levantam e seguem em frente, sonhando sempre.
Eu sonho com um futuro melhor, e por mais que não seja tão fantástico quanto antes, ainda pode ser ótimo, basta a gente sonhar, acreditar e trabalhar para que aconteça.

Comentários

Postagens mais visitadas