Discurso de Patrono de Formatura UTFPR

Fui convidado para ser patrono da formatura da UTFPR - Campus Campo Mourão, aceitei com muito orgulho o convite e na época escrevi um discurso, é um pouco longo, achei que ficou legal e resolvi compartilha-lo com vocês.
...
Foi com imensa surpresa que recebi o convite para ser patrono dessa turma de formandos, confesso que uma alegria enorme tomou conta de mim ao receber a notícia do Professor Narci. Ele que foi meu professor aqui mesmo nessa instituição, lá em meados dos anos 90. 
Formei-me técnico em edificações aqui pelo antigo CEFET em 1999. Fui da segunda turma de alunos a entrar nessa instituição, me lembro da secretaria no ginásio, em precárias paredes de divisórias. As aulas ministradas onde eram os antigos vestiários do ginásio de esportes e da construção dos primeiros blocos. Entrei aqui em 1996, quando o ensino médio era chamado de segundo grau e o CEFET promovia o curso técnico profissionalizante. Com a nova Lei de Diretrizes Básicas da Educação, a famosa lei 9394/96, essa modalidade de ensino foi abolida e foi também quando essas nomenclaturas foram alteradas. Foram tempos difíceis aqui no nosso CEFET, a lei havia extinguido a razão de ser na nossa escola, foi graças ao esforço da prefeitura municipal, que bancou a estrutura toda por um bom tempo que a instituição não foi fechada. Houve uma mudança de foco geral na época e foram abertos os cursos de tecnologia, importantes ferramentas de formação profissional. Não é preciso ir muito longe pra dizer que nossa instituição deu a volta por cima, é só olhar em volta e ver o tamanho da estrutura que hoje tem o campus de Campo Mourão.
Mas deixando a história de lado, pois acredito que a maioria aqui a conheça, é com muito orgulho que digo que estudei aqui e que faço parte da história do CEFET, hoje UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foi aqui no curso de Edificações que me apaixonei pela minha profissão e escolhi estudar engenharia civil. Cursei meu bacharelado na Universidade Estadual de Maringá de 2000 a 2004, passei por duas greves, por muitas noites sem dormir, por provas de seis horas de duração, por alguns xingamentos a professores e até por falta de dinheiro, mas também passei por diversas alegrias, fiz muitas amizades e cresci muito! Colei grau no início de 2005 e desde então atuo como engenheiro civil aqui mesmo em Campo Mourão. Fiz também uma especialização e pretendo estudar mais, até professor universitário eu fui, ministrando aulas de topografia, desenho e cartografia na faculdade Integrado de Campo Mourão, deixei as aulas por incompatibilidade de agenda.
Queridos Formandos, uma vez um sábio professor lá na UEM disse que a nossa profissão não é nossa, é da sociedade. Temos que devolver o conhecimento que adquirimos na faculdade para o bem comum. Com isso em mente, procurei buscar minha realização pessoal, profissional e também social. Comecei então a buscar espaços na sociedade onde eu poderia ser ouvido e os ensinamentos da minha profissão pudessem ser utilizados para melhorar a vida da população, por isso me juntei a Agenda 21 de Campo Mourão e conclamo aos formandos para que façam o mesmo. Usem seus conhecimentos não apenas para si e para seus clientes, mas também para a sociedade, busquem espaços onde possam ser ouvidos e nunca deixem de perguntar “por quê?” Já pensaram quantas pessoas viram a maçã cair e não se perguntaram “por que” até Sir Isaac Newton perguntar? Ele mudou o mundo. Quem poderá dizer que dessa turma de formandos não pode sair o autor de um novo “por que” que virá a mudar a forma como vemos o mundo? Numa era globalizada, inovar parece ser difícil, mas essa é a função das profissões de tecnologia! Vocês engenheiros ambientais, tecnólogos em gerenciamento ambiental, engenheiros civis, tecnólogos em materiais para construção, tecnólogos em construção civil, tecnólogos em alimentos e tecnólogos em sistemas para internet tem a dura missão de inovar e mudar o mundo para melhor!
Ouvir coisas como mudar o mundo pode soar um pouco utópico e irreal, porém a mudança acontece em pequenos atos e com um passo de cada vez. Talvez não consigamos mudar o mundo todo, mas podemos mudar o mundo de alguém com apenas um projeto ou um serviço bem executado. Isso me lembra de uma cena de um filme, “Santo Homem” com Eddie Murphy, onde o personagem dele conta que estava em uma praia onde havia passado um tornado e havia milhares de estrelas do mar morrendo na areia e tinha uma menina pegando de uma em uma e jogando de volta ao mar, ao se aproximar da menina e perguntar qual o propósito daquele gesto, pois eram milhares de estrelas do mar mortas e uma ou outra que ela salvasse não faria diferença ouviu da menina ao pegar uma estrela e atirar ao mar: “para aquela fez toda a diferença”.
Já falamos em mudar o mundo todo e em mudar o mundo de uma pessoa, mas não falamos de realizações pessoais. Hoje é o dia mais alegre de vocês, um dia de orgulho para pais, maridos, esposas, namorados, namoradas, filhos, amigos, enfim, para todos aqueles que se importam com cada um de vocês. E nesse dia especial, que é todo de vocês, gostaria de dizer apenas para você sonhar! Só isso! O conhecimento vocês adquiriram na faculdade, a experiência virá com o tempo e o dinheiro virá com o trabalho, porém o sonho é que faz a diferença entre a realização e a frustração. Conheço profissionais ótimos e bem sucedidos que são frustrados, pois buscaram outras coisas ao invés de sonhos. Sonhe sempre, seja acordado ou dormindo, mas sonhe e mire suas metas neles. Tenho certeza que com isso sua realização será plena e completa ao atingi-los.
Para finalizar, lembro-me de uma frase do dramaturgo britânico Bernard Shaw, aquele mesmo cara que disse que todo o progresso do mundo é devido aos homens insensatos. Na frase ele diz que: “As pessoas estão sempre culpando as circunstâncias pelo que elas são. Eu não acredito em circunstâncias. As pessoas que dão certo na vida são aquelas que, quando acordam, procuram pelas circunstâncias que desejam. Se não as encontram, eles as criam”

Comentários

Postagens mais visitadas