Engenheiro Civil: origem da palavra

Sou engenheiro civil, mas também sou curioso, por isso vim explicar a etimologia da palavra "engenheiro" e a origem do termo "engenheiro civil."
A palavra "engenheiro" vem do século XIV, e significava "construtor de engenhos (máquinas) militares." Veio do antigo francês engigneor, que por sua vez provinha da palavra latina ingenium, isto é, genialidade, qualidade, talento, habilidade. Ou seja, no princípio, engenheiro era apenas o cara que construía artefatos bélicos e a palavra significa "aquele que tem genialidade" (óh! hehe).
Já o termo “engenharia civil” veio da necessidade de distinguir a engenharia primária, que era apenas militar e a engenharia que começava a construir obras para os ‘civis’ como pontes, estradas e edifícios. Assim, com o advento da sentença, havia na época a engenharia militar que era estudada somente pelos militares para fins bélicos e a engenharia civil que era estudada pelos civis.
A engenharia civil englobava todas as áreas da engenharia e arquitetura, como por exemplo, a engenharia elétrica, mecânica, química, etc. Com o tempo todos estes campos foram se ampliando e com isso a necessidade subdivisão em diversas áreas específicas, dando origem a quantidade de campos e cursos de engenharia que conhecemos hoje, por conta disso, a engenharia civil é chamada por alguns de engenharia-mãe.

Comentários

Postagens mais visitadas